Para pensar:

"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Armas Navais: Couraçado

Um couraçado (ou encouraçado) é um navio de guerra pesadamente blindado e armado com as peças de artilharia de longo alcance e de maior calibre existentes. Normalmente, os couraçados eram maiores, mais armados e mais blindados que os cruzadores e contratorpedeiros.

Couraçado americano demonstra todo seu poder de fogo.


Os couraçados eram um poderoso símbolo de domínio naval e de poder de uma nação. Durante décadas, os couraçados foram um fator determinante na estratégia diplomática e militar das potências que os possuiam. A corrida global às armas, em termos de construção de couraçados, foi uma das causas da Primeira Guerra Mundial, na qual se deu a Batalha da Jutlândia, um reencontro entre as enormes frotas de couraçados britânica e alemã, considerada como a maior batalha naval da história. Os tratados internacionais de limitação de armamento naval, das décadas de 1920 e de 1930, limitaram o número de couraçados, mas não pararam com a sua evolução. Tanto os Aliados como as Potências do Eixo desenvolveram couraçados durante a Segunda Guerra Mundial.
Na Segunda Guerra o couraçado estava à beira da obsolescência, ainda que muitos negassem o fato. A Alemanha encaminhou a sua estratégia naval no sentido do desenvolvimento de pesados couraçados, entre os quais se destacou o Bismarck com um deslocamento de mais de 50 000 t e armado com oito peças de 381 mm, com um calibre superior a qualquer arma naval adversária. A letalidade desta plataforma de armas confirmou-se na Batalha do Estreito da Dinamarca, quando, em apenas seis minutos de combate, afundou o enorme cruzador de batalha HMS Hood.

 Couraçado de batalha Bismarck.

O Ataque a Pearl Harbor marcou, definitivamente, o final do conceito de couraçado, defendido pelos próprios atacantes. Como exemplo deste paradoxo, o Japão chegou a construir couraçados de mais de 60 000 t com peças de até 460 mm, procurando, por todos os meios, aumentar a proteção e poder destes navios.


 Couraçado West Virginia após o ataque de Pearl Harbor.


Em 1940, os Japoneses lançam o maior couraçado da história, o Yamato e o Musashi, ambos com 70 000 t de deslocamento e armados com nove peças de 460 mm capazes de disparar um projétil de 1 t a 40 km de distância e protegidos com uma blindagem de 400 mm. O Musashi foi afundado por um ataque aéreo maciço em outubro de 1944. O Yamato foi afundado em abril de 1945 por um ataque de aviões torpedeiros, a partir de porta-aviões situados a centenas de milhas de distância.

Fonte de referencia: Wikipédia

5 comentários:

  1. valeu pela ajuda eu estava presisando para trabalho de escola ajudou demais brigado

    ResponderExcluir
  2. nossa essa história do couraçado me ajudou muitu no trabalho de história.obrigada mesmo por essa ajuda!

    ResponderExcluir
  3. muito obrigadoo mi ajudou mtto na pesquisa da escola..

    ResponderExcluir
  4. me ajudou pra caramba...

    ResponderExcluir
  5. ajudo bastante valeu !!!!!!

    ResponderExcluir