Para pensar:

"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Curiosidades: O fusca e o Führer

A mesma mente diabólica que comandou o holocausto judeu, provocou a 2ª Guerra Mundial e levou a Alemanha à ruína foi essencial para a criação do carro mais simpático e mais vendido no mundo - o bom e velho Fusca. Sem o apoio de Adolf Hitler a um carro popular para os alemães, o primeiro projeto do Fusca, feito por Ferdinand Porsche em 1932, ficaria até hoje na gaveta. E o carro que inspirou filmes como Se Meu Fusca Falasse e músicas sertanejas como Fuscão Preto simplesmente não existiria.



Fusca é aresentado em cerimonia oficial.



Embora jamais tenha aprendido a dirigir, Hitler era fã de automóveis. Ainda em 1923, quando o partido nazista lutava para chegar ao poder na Alemanha e sobrevivia com a contribuição de poucos membros, Hitler comprou um Mercedes. Criticado por colegas, ele justificou: "O automóvel é para mim um meio para um fim, pois torna possível a realização do trabalho diário". Depois de eleito, como nenhum político anterior, o líder nazista usava o carro para percorrer as longas distâncias entre suas tropas.


Carro fez história.


A idéia de elevar o prestígio do país com um carro puro-sangue alemão veio após o fiasco da Olimpíada de Berlim, em 1936, quando o velocista negro Jesse Owens pôs abaixo a teoria nazista de superioridade racial. Depois da competição, Hitler deu dinheiro de sobra para garantir sucessivas vitórias da equipe Mercedes nas pistas do Grand Prix - campeonato mundial disputado até 1949 e que antecedeu a Fórmula 1.


Soldado com a camisa parda Nazista e o Fusca.


A obsessão de criar o "carro do povo" (volkswagen, em alemão) veio durante o curto período que Hitler passou na prisão, após a tentativa fracassada de derrubar o governo no golpe conhecido como Putsch de Munique, em 1923. Condenado a 5 anos, Hitler acabou cumprindo apenas 9 meses na cadeia de Landesberg. Lá, dividiu o tempo entre a leitura da autobiografia de Henry Ford (que também era anti-semita e adorava carros) e a tarefa de escrever suas memórias no livro Minha Luta. Nelas, Hitler fala em "quebrar os privilégios automobilísticos das classes mais ricas" e de quebra colher os dividendos políticos. Em 1933, quando ele foi eleito chanceler, a Alemanha andava a pé. Tinha apenas um automóvel para cada 100 habitantes, enquanto a vizinha França tinha um para cada 28 e os EUA, um para cada 6. Na abertura da feira automobilística de Berlim de 1934, Hitler discursou: "É uma triste constatação que milhões de pessoas boas e esforçadas sejam excluídas do uso de um meio de transporte que, especialmente aos domingos e feriados, poderia se tornar uma fonte de indecifrável alegria".


Líderes do partido Nazista e um maquete do Fusca.


Fonte: http://super.abril.com.br/revista/236/conteudo_207918.shtml?pagina=1

2 comentários:

  1. amigo, com todo o respeito, se quer ser um estudioso sobre a 2 guerra, não paute suas leituras e pesquisas somente pela super e editora abril! São mídias com forte influência judaica.
    Quer aprender um pouquinho mais do que os seus livros escolares lhe ensinaram? comece visitando o site: inacreditavel.com.br
    faça suas leituras aqui, assista a alguns vídeos, e pare de publicar tanta asneira!

    ResponderExcluir
  2. Com todo o respeito de um estudioso do verdadeiro lado nazista da historia!

    Saiba que o fusca realmente foi uma ideia que o Hitler tinha para que todo o trabalhador alemao tivesse um meio de transporte, e como o amigo ai disse, procure mais coisas no site inacreditavel.com.br.
    Essa historia de supremacia racial e que 6 milhoes de judeus morreram, é tudo balela.

    Muitas midias tem forte influência judaica hoje em dia, entao, procure em mais sites e livros antigos.

    ResponderExcluir