Para pensar:

"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Curiosidades: Nascimento e infancia de Adolf Hitler

Adolf Hitler nasceu a 20 de Abril de 1889 em Braunau-am-Inn, uma pequena localidade perto de Linz, na província da Alta-Áustria, próximo da fronteira alemã, e que naquela época fazia parte do Império Austro-Húngaro.




O seu pai, Alois Hitler (1837 - 1903), que nascera como filho ilegítimo, era funcionário da alfândega. Até aos seus 40 anos, o pai de Hitler, Alois, usou o sobrenome da sua mãe, Schicklgruber. Em 1876, passou a empregar o nome do seu pai adotivo, Johann Georg Hiedler, cujo nome terá sido alterado para "Hitler" por erro de um escrivão, depois de ter feito diligências junto de um sacerdote responsável pelos registros de nascimento para que fosse declarada a paternidade, já depois da morte do seu padrasto. Adolf Hitler chegou a ser acusado, depois, por inimigos políticos de não ser um Hitler mas sim um Schicklgruber. A própria propaganda dos aliados fez uso desta acusação ao lançar vários panfletos sobre diversas cidades alemãs com a frase "Heil Schicklgruber" - ainda que estivesse relacionado, de fato, aos Hiedler por parte da sua mãe.

A mãe de Hitler, Klara Hitler (o nome de solteira era Klara Polzl), era prima em segundo grau do seu pai. Este trouxera-a para sua casa para tomar conta dos seus filhos, enquanto a sua outra mulher, doente e prestes a morrer, era cuidada por outra pessoa. Depois da morte desta, Alois casou-se, pela terceira vez, com Klara, depois de ter esperado meses por uma permissão especial da Igreja Católica que foi concedida exatamente quando Klara já se mostrava visivelmente grávida. No total, Klara teve seis filhos de Alois. No entanto, apenas Adolf, o quarto, e sua irmã mais nova, Paula, sobreviveram à infância.

Adolf era um rapaz inteligente mas mal humorado. Foi reprovado por duas vezes no exame de admissão à escola secundária de Linz. Ali, começou a acalentar idéias pangermânicas, fortalecidas pelas leituras que o seu professor Leopold Poetsch, um anti-semita bastante admirado pelo jovem Hitler, lhe recomendou vivamente.

Hitler era devotado à sua complacente mãe e, presumivelmente, não gostava do pai, que apreciava a disciplina e o educava severamente, além de não compartilharem muitas ideias políticas. Em "Mein Kampf", Hitler é respeitoso para com a figura de seu pai, mas não deixa de referir discussões inconciliáveis que teve com ele acerca da sua firme decisão em se tornar artista. De fato, interessou-se por pintura e arquitectura. O pai opunha-se firmemente a tais planos, preferindo que o filho fizesse carreira na função pública.

Em Janeiro de 1903 morreu Alois Hitler, vítima de alcoolismo, numa taberna. Em Dezembro de 1907 morreu Klara, de cancro, o que o terá afetado sensivelmente Adolf que já vivia em Viena.

13 comentários:

  1. Bom seria mesmo se Adolf hitler seguisse o caminho das artes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada disso! eu sigo o caminho das Artes e na minha casa eu sou o Hitle.

      Excluir
    2. Foda-se FDP. SE Fode

      Excluir
    3. bom mesmo era se eu podesse voltar no tempo e dar um soco na barriga da mãe de hitler grávida.

      Excluir
  2. Melhor seria se ele seguisse o caminho das Artes, pelo não teria matado tanta gente.

    ResponderExcluir
  3. Melhor seria se ele não tivesse nascido

    ResponderExcluir
  4. quem sabe se os estados unidos nao sofresse uma crise em 1929 hitler nunca teria se manifestado. Uma coisa leva a outra

    ResponderExcluir
  5. quem sabe se os estados unidos nao sofresse uma crise em 1929 hitler nunca teria se manifestado. Uma coisa leva a outra

    ResponderExcluir
  6. quem sabe se os estados unidos nao sofresse uma crise em 1929 hitler nunca teria se manifestado. Uma coisa leva a outra

    ResponderExcluir
  7. No fim da história o culpado é o pai, que sublimou suas frustrações de infância e tragédias de vida sobre o futuro do pequeno Hitler. Antes deixasse ele manifestar sua força com a Arte.

    ResponderExcluir