Para pensar:

"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Guerra nos Balcãs e a internacionalização do conflito


O inicio da I Guerra Mundial em seis fases.
1 - A Áustro-Hungria declara guerra à Sérvia.
2 - A Rússia, aliada da Sérvia declara guerra à Áustro-Hungria.
3 - A Alemanha, aliada da Áustria declara guerra à Rússia.
4 - A França, aliada da Rússia declara guerra à Alemanha.
5 - A Alemanha invade a Bélgica para poder atacar a França.
6 - A Grã Bretanha declara guerra à Alemanha, pressionada pela invasão da Bélgica.

O império Austro-Hungaro declarou guerra à Sérvia em 28 de Junho de 1914. Até ali, a guerra era apenas um conflito regional, embora a Rússia tenha decretado a mobilização geral em preparação para um conflito.

A Alemanha exigiu que a Rússia cancelasse a sua mobilização geral porque a considerava uma ameaça, mas au mesmo tempo também declarou a mobilização geral. A mobilização geral da Alemanha serviu para consolidar a recusa russa, e em 1 de Agosto a Alemanha declarou guerra à Rússia, internacionalizando assim o conflito.

De seguida, funcionou o acordo entre as potências da «Triple Entente» (Rússia, França e Grã Bretanha). Exactamente no dia em que a Alemanha declarava guerra à Rússia, a França decretava a mobilização geral e solicitava à Grã-bretanha que fizesse o mesmo.

Os britânicos não aceitaram a sugestão de imediato e mostraram-se relutantes, embora a Royal Navy tivesse decretado mobilização em 29 de Julho mas a guerra tornava-se já inevitável.

A 2 de Agosto a Alemanha exige direito de passagem para as suas forças através da Bélgica e a recusa belga leva à declaração de guerra. Em 3 de Agosto a Alemanha declara guerra à França e no dia seguinte a França declara guerra à Alemanha.

A 5 de Agosto é a vez da Grã Bretanha declarar guerra à Alemanha e no mesmo dia a Austro-Hungria declara guerra à Rússia, enquanto que o pequeno Montenegro declara guerra à Áustria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário